Índice deste artigo:

Baixo volume de água no planeta é cada vez mais preocupanteSolução passa por economia de consumo, preservação das áreas de mananciais e investimentos em pesquisa com foco na redução do uso industrial


Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico, sendo que 35% da população mundial (1,2 milhões de pessoas) não têm acesso a água tratada.

Os dados são alarmantes, principalmente se levarmos em conta que não se produz água, nem por meios naturais e nem artificialmente. Toda a água do Planeta passa por ciclos definidos e a cada passagem, há uma perda, portanto a tendência é de um volume cada vez menor.

A água usada nas nossas residências vira esgoto, passa por uma estação de tratamento e é reposta no meio ambiente. Daí é coletada novamente, passa por uma estação de tratamento de água e é redistribuída. O problema é que a cada ciclo essa reposição é menor. Se não mudarmos nossas percepções sobre consumo e preservação, num futuro breve, sofreremos sérias consequências em decorrência da falta de água.

Publicidade