Índice deste artigo:

Está difícil parar de fumar?

Leia o texto "1.000 dias sem fumar", do ex-fumante identificado como "Vinho", que passou 20 anos preso ao cigarro. Hoje, livre, ele conta sua jornada e como é sua vida sem o tabaco.

 

Depoimento parar de fumar

 

1.000 dias sem fumar

Minha história com o cigarro começa quando tinha de 5 para 6 anos de idade. Eu pegava um cigarro na cozinha e trazia aceso para o meu pai ou minha mãe na varanda lá de casa, eles jogavam as bitucas acesas fora e à noite eu pegava para brincar como se fossem um vaga-lume ou um raio laser. Sempre quando acendia, dava umas baforadas e, lógico, imitando quem? Meu pai. Não cheguei a virar um fumante nessa época, mas, como se pode perceber, a partir daí ficava fácil vir a me tornar um. Naquela época, em 1976, 1977, era comum a pessoa fumar, existia toda uma publicidade, Hollywood com suas propagandas de jipe e a música do Peter Frampton de fundo, também tinha o Carlton, “um raro prazer”, e assim por diante. Uma verdadeira indústria de marketing e propaganda nos convencendo de que fumar era bom, ser Free, com menos alcatrão e nicotina.

De fato comecei a fumar em 1986, aos 14 anos de idade. Me lembro como se fosse hoje, estava interessado em uma garota e ela fumava. Quando me ofereceu um cigarro, peguei e acendi sem pensar, me esforcei para conseguir tragar, fiquei tonto, e sei que não foi uma das melhores experiências que tive na vida, mas, como todo mundo naquela época estava fumando, lá fui eu dar cabeçada e começar a fumar. Fumava nos finais de semana e em festas, o conhecido fumante eventual.

Fui repreendido por meus pais quando descobriram, sendo que era o tipo de coisa: faça o que digo, mas não faça o que faço, e meu pai me disse que somente poderia fumar quando tivesse dinheiro para sustentar meu vício. Foi quando em 1987 comecei a trabalhar e, no primeiro pagamento recebido, joguei a carteira de Marlboro em cima do armário do meu quarto com a imbecil razão de que não poderia ser questionado, e meu vício foi aceito.

Publicidade