Índice deste artigo:

Bom humor pode deixar a memória mais fracaPesquisadores descobrem que o humor afeta o funcionamento da memória de curto prazo

 

Muitas pessoas sentem certa dificuldade em se lembrar de algo que acabaram de ouvir. Agora, uma pesquisadora da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos descobriu que o esquecimento pode ter algo a ver com estar de bom humor. Elizabeth Martin, estudante de doutorado de psicologia da Faculdade de Artes e Ciência, descobriu que estar de bom humor diminui a capacidade de armazenar a chamada memória de curto prazo.

“A memória de trabalho, ou memória de curto prazo, é a capacidade de recordar elementos em uma conversa enquanto você a está tendo”, diz Elizabeth. “Isso explica por que você não pode ser capaz de lembrar um número de telefone que pegou em uma festa enquanto você estava se divertindo. Esta pesquisa é a primeira a mostrar que o humor positivo pode influenciar negativamente a capacidade de armazenamento da memória de trabalho. Isso mostra que, embora os sistemas do cérebro estejam conectados, é possível afetar um processo e outros não”, explica.

Pesquisadores aferiram o humor dos participantes do estudo antes e depois de mostrá-los um vídeo. Para alguns participantes, foi exibido uma comédia stand up, enquanto para outros foi mostrado um vídeo de instruções sobre como instalar um piso. Aqueles que viram a comédia estavam de bom humor após assisti-la, enquanto os que viram o outro filme não obtiveram mudança de humor.

Publicidade