Índice deste artigo:

estresse pré-vestibularÉ normal sentir nervoso, ansiedade e estresse antes do vestibular e de provas importantes? Por quê?

É muito natural que, diante de uma mudança, ocorra um nervosismo em relação ao que está por vir. A mudança da vida gera uma instabilidade, um desequilíbrio. Esse desequilíbrio pode ser considerado normal desde que não acarrete nenhum prejuízo na vida dessa pessoa, como, por exemplo, um quadro de ansiedade. A ansiedade é um sentimento natural e normal de todo ser humano diante de uma mudança. Já a ansiedade caracterizada por algo prejudicial é quando a pessoa tem sua vida resumida a aquele fato. Ela fica constantemente pensando naquele tema e acaba causando danos a sua qualidade de vida. No vestibular é natural que o estudante se preocupe e que fique com a sensação de frio na barriga. Por outro lado, passa a ser prejudicial quando ele não pensa em absolutamente mais nada a não ser nesse assunto.

 

O que o vestibulando pode fazer no dia a dia para diminuir essa sensação?

A ansiedade patológica – que é considerada prejudicial – causa o estresse. Para reduzi-la, é importante que o estudante mantenha uma disciplina, organizando seu tempo e incluindo horas de estudo, lazer, relaxamento, entre outros. É fundamental que o estudante tenha horas reservadas para o descanso, já que o cérebro também precisa de um intervalo para render mais e melhor. Alimentar-se, dormir e respirar bem colabora com os resultados. Ioga, acupuntura, exercícios físicos e cuidar da espiritualidade (não necessariamente ligada à religião) também ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse.

Publicidade